twitter


Como é Possível levar vantagem diante de cursos saturados?

Você já está formado? Não consegue emprego porque "este curso está saturado? Existe uma fila enorme de gente com a mesma formação que você para a entrevista de emprego ou concurso público?
Temos algumas dicas, vídeos e testes para você sair na frente e garantir seu espaço no mercado.
confira:



Networking.
Ter uma rede de relacionamentos é muito importante. Já se fala muito no tal "QI alto". QI, termo utilizado também para "Quem Indica" já empregou muitas pessoas, indicadas por pessoas de confiança dentro das empresas.

"Network é uma palavra que está na moda ultimamente, a construção de um bom Network ou rede de relacionamentos, realmente é imprescindível para todos aqueles que desejam realizar bons negócios em suas áreas de atuação, a internet tem contribuído em muito neste papel, a facilidade que a rede virtual proporciona para que façamos contatos com pessoas do mundo inteiro, tem transformado a forma como nos relacionamos com o mercado".

(fonte: ogerente )

“Quanto mais saturada for a profissão, mais os contatos serão importantes. Por exemplo, nas carreiras de Direito e Jornalismo, praticamente todas as vagas são preenchidas por indicação direta, já que o número de formandos é muito maior do que o número de vagas”, explica Max Geringher, consultor e comentarista da Rádio CBN, além de colunista do programa “Fantástico”, da TV Globo.
(fonte: meusalario)


Acesse a figura inteira no site: http://rmacomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2009/07/computerworld_070709_2.jpg


CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA CONSTRUIR UM EXCELENTE NETWORKING:
(Dicas extraídas do site www.wellnessclub.com.br)

1- Conversas de elevador

Seja no prédio que você mora, trabalha ou na empresa que está visitando, um elevador sempre será um ótimo local para conhecer pessoas, um bom dia bem sonoro, abre sorrisos e quebra o gelo para uma conversa informal, é claro que ninguém vai ficar amigo em poucos segundos, mas certamente você terá aberto uma porta para futuros encontros, em um elevador você pode conhecer desde contínuo de uma grande empresa até o seu presidente, por isso use este meio de locomoção comunitário com sabedoria, conversas de elevador podem ser muito saudáveis para a construção de sua rede de relacionamentos.

2- Eventos

Qualquer evento pode ser um forte fator de crescimento para sua rede de relacionamentos, feiras, congressos, palestras, seminários, exposições, locais como estes aglomeram uma quantidade significativa de pessoas, e certamente você terá chance de conhecer várias delas, seja simpático, troque cartões, se interesse pelo produto ou serviço da pessoa que acabou de conhecer, pois você pode ter na sua frente a grande oportunidade de sua vida.

Sempre que eu participo de algum tipo de evento, volto para casa com uma enormidade de folders e cartões, e minha primeira providência é mandar um e-mail para cada um dos contatos que fiz, um e-mail simples, agradecendo pela última conversa e ficando à disposição para um futuro encontro, o efeito de e-mails deste tipo são excelentes, é sempre adiciono novos amigos a minha rede de relacionamentos após eventos como estes.

3- Entidades de classe, associações e federações

Nestes locais sempre são promovidos vários encontros, fóruns e eventos, é terminam transformando-se em excelentes locais para trocar idéias e realizar negócios. Procure descobrir as entidades relacionadas com sua área de trabalho e se envolva com elas, busque informações, participe dos fóruns e eventos e você verá que esta é uma excelente forma de se tornar conhecido e conhecer novos amigos.

4- Hotéis e Aeroportos

Durante minhas viagens de trabalho, sempre procuro ampliar minha rede de relacionamentos, saguões de aeroportos e hotéis são locais maravilhosos para conhecer novos contatos, normalmente as pessoas estão ali fazendo hora, aguardando alguém ou alguma coisa, e uma conversa amigável sempre é bem vinda nestes momentos. Fiz grandes amizades em momentos assim, por isso em vez de reclamar que o tempo não passa ou que o seu vôo atrasou, use este tempo produtivamente e aproveite para solidificar seu network.

5- Cursos

Cursos de aperfeiçoamento, pós-graduação e MBA’s são ótimos para conhecer pessoas de sua área e fazer novas amizades, nestes locais você tem mais tempo para conhecer os participantes, desenvolver relacionamentos mais fortes, trocar informações, experiências e reconhecer afinidades, lugares assim podem lhe ajudar muito na ampliação de sua rede.

Muitos profissionais às vezes se matriculam em cursos assim, muito mais para ampliar sua rede de relacionamentos do que pelo objetivo principal, que seria adquirir um novo diploma.

6- Ócio

Quando estamos relaxados, em nossos momentos de ócio e lazer, não percebemos que ali está uma excelente oportunidade para desenvolver relacionamentos extremamente saudáveis, conhecer pessoas em momentos assim solidifica um vínculo muito forte, pois automaticamente associamos a amizade ao momento de lazer, você se torna o amigo do futebol, do tênis, da caminhada, da academia, e isso facilita em muito no estreitamento das relações. Muitas vezes não percebemos que ao nosso lado pode estar justamente o diretor daquela empresa que tentamos fazer negócio há mais de dois anos, por isso valorize os momentos de ócio e lazer e aprenda a reconhecer as oportunidades para ampliar sua rede de relacionamentos.

7- Redes sociais online de relacionamento

Ferramentas como o Orkut, fóruns de discussão entre outros, podem se revelar excelentes para a ampliação de sua rede de relacionamentos, nestes locais existem muitas comunidades que podem conter pessoas estratégicas, já conheci muitos amigos por meio de ferramentas assim, um simples olá seguido da frase “gostaria de trocar algumas idéias sobre tal assunto com você” pode gerar excelentes oportunidades de negócios. Saiba utilizar estas poderosas ferramentas de relacionamento, e defina quais serão de uso pessoal e profissional, não misture! Isso pode lhe trazer transtornos difíceis de serem resolvidos depois! Já conheci casos esdrúxulos, onde a imagem da pessoa envolvida ficou muito comprometida profissionalmente, por isso, saiba separar as coisas, e seja maduro na hora de se relacionar na rede.

8- Comentando matérias e artigos

Outra forma bastante sadia de construir relacionamentos é comentando matérias e artigos publicados em jornais, revistas, sites e portais. Muitas vezes, sentimos aquela vontade de fazer um comentário a respeito do tema abordado por determinado autor, mas não temos a iniciativa de enviar um e-mail para iniciar um contato com esta pessoa. Lembre-se que independente de quem escreveu tal artigo ou matéria, em primeiro lugar ele é um profissional, e certamente gostará de conhecer a opinião de outros profissionais.

Desenvolvendo este hábito, você poderá acrescentar nomes de peso à sua rede de relacionamentos, e criar inimagináveis oportunidades de negócio.

Network não combina com timidez e falta de iniciativa, por isso mexa-se! Comunique-se! E amplie sua rede!

9- Ative suas antigas agendas

Nossas agendas antigas podem conter contatos preciosos, muitos esquecem no fundo do armário as agendas velhas, o ano novo chega e a maioria não se dá ao trabalho de passar os contatos de uma agenda para outra. Às vezes durante o decorrer do ano, encontramos e reencontramos pessoas que poderiam ser preciosas para nossa rede de relacionamentos, mas não anotamos seus telefones e e-mails, e muitas delas terminam ficando esquecidas.

Outra forma de vasculhar as antigas agendas é procurando velhos amigos de infância, imagine o que estará fazendo hoje, aquele seu grande amigo dos tempos da sexta série, ou aquele vizinho da casa da rua de cima, que jogava bola com você todo dia no campinho do bairro. Tentar reativar antigos relacionamentos, além de ser uma experiência extremamente prazerosa, pode ser um fator decisivo para o aumento exponencial do seu network.

10- Não discrimine ninguém

Muitas vezes tendemos a selecionar amizades, acreditamos que pelo fato de determinada pessoa não estar em uma elevada posição social, ela não poderá fazer parte de nosso círculo de amigos, pois não nos trará nenhum benefício. Está visão discriminatória é inconcebível! Todos são importantes, vivemos em sociedade, e aquele que você discrimina hoje, terá atitude semelhante à sua no futuro, gerando um círculo pernicioso de afastamento interpessoal.
(Fonte: wellnessclub )


Teste - Monte seu currículo


Teste - Como está sua empregabilidade? (Você SA)


Vídeo - Descubra seu Perfil Profissional


Vídeo - Entrevista de emprego

HORA DA ENTREVISTA!

Vanderléia do Nascimento da Silva Formada em Letras, trabalha no setor Administrativo no SENAI.

1- Porque você escolheu essa profissão/curso?

Escolhi essa profissão, porque gosto muito deLíngua Portuguesa, gosto de crianças, e sou bem comunicativa, mas não exerço essa profissão porque passei em um concurso público.

2- Como foi no começo? Alguém te "puxou para trás"?
Várias pessoas disseram "Aa, Litras, Vanderléia, faça alguma coisa que dá dinheiro."

3- Como era quando você começou a fazer faculdade e como está o emprego na sua área hoje?
Antes eu vi que faltava muitos profissionais em Letras, e hoje com esses cursos à distância aumentou o número de "profissionais". (Vanderléia considera injusto formados em cursos a distância serem profissionais, pois ela, como muitos outros casos, demoraram em torno de quatro anos, pagaram muito mais, e mesmo assim consideram as duas formações de mesmo patamar.)

4- O que se deve levar em consideração para escolher a profissão?
Tentar identificar as suas qualidades e habilidades.

5- Onde você fez faculdade?
Na UNIDAVI em Rio do Sul. Hoje já não há mais Letras nessa Universidade. Há especialização, mas era em Chapecó, ou em Blumenau. Precisa-se estar bem "atualizado" às novidades e continuar estudando sempre.

Vanderléia deixa uma dica:
"Veja sempre suas habilidades, do que você gosta e com que mais se identifica.
Hoje está muito diferente o ensino, para se ter uma noção, na faculdade faltava professores especializados. O que eu vejo, é que as áreas mais procuradas são: Odontologia, Ciência da Computação, na área de Marketing e de Telecomunicação. E em Vidal Ramos o Curso Técnico mais procurado é na área de mecânica (Por causa da Indústrias, e porque gostam de trabalhar no setor Automobilístico)".


Danieli Eifler Formada em Direito e Cursando faculdade de História.

1- Porque você escolheu essa profissão/curso?

Porque gosta da área.

2- Como foi no começo? Alguém te "puxou para trás"?
Sim. Muitos me disseram"Ai advocacia Danieli?" tive os que me incentivaram, como o Dr. Márcio Velter que é advogado a treze anos que também foi meu padrinho de formatura. Ele sempre dizia que o mercado de trabalho na advocacia era saturado, mas se a pessoa se destacar, será bem empregada .E escolhi advocacia pensando também nos concursos públicos.

3- Como era quando você começou a fazer faculdade e como está o emprego na sua área hoje?
O mercado de trabalho para a advocacia era bem cheio, mas hoje há advogados especializados em cada área, até mesmo pelo motivo de estas terem aumentado. Como por exemplo: Problemas Ambientais, e já existe um advogado específico para casos de internet o chanado E-COMERCE, ou seja, uma pessoa compra, paga e não recebe um devido produto.

4- O que se deve levar em consideração para escolher a profissão?
Primeiro deve se levar em consideração o gosto. Na área do direito é difícil abrir um negócio próprio, por quer o retorno é bem demorado. O advogado na maioria das vezes só recebe depois que o processo termina.

5- Onde você fez faculdade?
Na UNIDAVI em Rio do Sul. Consegui me ingressar na faculdade atavés do SAEM(Hoje já não existe mais).
Danieli complementa:
"Gostaria de abrir meu próprio negócio aqui em Vidal Ramos, juntamente em associação com pelo menos mais um advogado. Minha área seria em Previdênciário."


Como podemos notar, as duas pessoas entrevistadas visaram Concursos Públicos. Hoje em dia, as pessoas que optam por fazer esses tais cursos saturados, têm como objetivo passar em algum concurso. Os principais cursos buscados para garantir emprego via concursos, são: Administração, Ciências Contábeis, Economia e Direito.
A revista Mundo Jovem, edição de agosto de 2010, em abordagem ao tema Concursos Público destaca:
O jovem de hoje cresceu em um ambiente de competição acirrada, onde a solidariendade parece um projeto em desmobilização. Atualmente o jovem que busca o setor público não tem clareza ainda em termos de vocação, de sentimento de nação, de interesse público. é algo para resolver seu problema individual desarticulada do projeto. Em pesquisas realizadas, cerca de 36 milhões de pessoas nas regiões metropolitanas do país, em torno ne 19 milhões são ocupadas. Destes, 10% são servidores públicos.

Vantagens do serviço público
As motivações relacionadas à entrada no serviço público sabidamente estão vinculadas à remuneração. Seja o empregado público, celetista (tem sua carreira regida pela Consolidação das Leis do Trabalho), ou seja ele estatuário (tem a sua carreira regida pelo regime único), ele obterá um rendimento superior ao que o mercado privado de trabalho provê.
Além disso, existe uma busca por esse ideal de uma vida mais estável. [...]
Você tem uma carreira, tem estabilidade, e isso significa ter futuro, porque a previdência social está ligada a esta estabilidade. Há uma previsibilidade de tempo de aposentadoria, de garantia de rendimentos até lá. Enfim, existe uma série de questões que fazem com que o emprego público seja visto como um vínculo seguro no mercado de trabalho.

(revista Mundo Jovem agosto/2010 pág 5)

0 comentários:

Postar um comentário