twitter





Já vimos anteriormente a importância de uma formação Continuada após a conclusão do Ensino Regular. Para atender a demanda, as instituições precisam estar preparadas, bem conceituadas e periodicamente renovando-se para atrair mais alunos e, claro, uma boa oferta de cursos.
Temos em cidades vizinhas algumas universidades atendendo os interessados de nossso município, onde muitos vão com um ônibus, disponibilizado pela prefeitura, que vai especialmente para este fim, levar e buscar os universitários, conforme calendário escolar das universidades. Porém, ainda com tal facilidade, ainda temos jovens que saem da nossa cidade, para morar em outras cidades mais distantes para fazer algum curso que não são ofertados nas universidades da região, ou , mesmo existindo o curso mais próximo optam por ir mais longe, pelo conceito e recomendação do curso nas outras universidades.
Temos abaixo uma relação de cursos ofertados de quatro principais universidades mais perto de nossa cidade, na cidade de Rio do Sul, onde é disponibilizado todos os dias a condução especial e barata. São estas, sem qualquer ordem preferencial: UNIDAVI,UNOPAR,FAMESUL,FACULDADES AÇÃO (ENERGIA)








Como podemos perceber, existem cursos existentes em todas as quatro universidades citadas, outros, são praticamente únicos na instituição.
Agora, vejamos a oferta de cursos das instituições mais procuradas por nossos jovens que buscam além de estudar, morar em outra cidade. São elas: FURB, UNIVALI, UFSC








Somos de Vidal Ramos. Aqui por perto temos a UNIDAVI, FAMESUL, UNOPAR, FACULDADES AÇÃO, entre outras. A diversidade de cursos oferecidos não é das mais variadas que existem, mas consegue cobrir o mercado de trabalho que há na região. Os cursos que estão mais sendo procurados, como pudemos perceber pelas postagens anteriores, é da área de Tecnologia, Superior, Técnico e Tecnólogo, a área que está transformando a sociedade e o Mundo.


ENTREVISTA - LÚCIA HELENA LOPES FILIPPI
PROFESSORA DE GEOGRAFIA DA EEB CACILDA GUIMARÃES

"No Brasil a educação começou tardiamente e direcionada a uma elite.
A diversidade institucional cresceu nos anos de 1990, passando a desempenhar a pluralidade de funções na formação acadêmica. Com a diversidade de instituições, passou a ocorrer um maior oferta de cursos que são levados para várias áreas do país.Essa diversidade de cursos ocorre também por uma exigência do capitalismo, para preenchimento de vagas em empresas multinacionais.
Muito tem-se falado no desemprego, a nível mundial, não só no Brasil, porém temos carência de profissionais qualificados para áreas específicas como Robótica, Informática, Engenharias, entre outras.
Diante do exposto, conclui-se que a diversidade de uma universidade e cursos é bom por que proporciona a população, mesmo mais longínquas, com as universidades a distância e semi presenciais, a oportunidade de frequentar um curso especializado, consequentemente melhorando seu salário.
Só através da educação é que o Brasil conseguirá diminuir a imensa desigualdade social entre sua população.Por outro lado, precisa ser definidos parâmetros de qualidade para que ao final da formação o acadêmico esteja realmente preparado para o mercado de trabalho."



0 comentários:

Postar um comentário