twitter


O mercado de trabalho passou por muitas transformações, a partir do século XVIII, quando se iniciou a Revolução Industrial, pois todo tipo de trabalho que antes era feito pelo homem, foi aos poucos sendo substituído pelo trabalho de máquinas.
A partir de então, pessoas; homens, mulheres, famílias, tiveram que sair de suas cidades natais em busca de uma oportunidade de emprego, o que hoje ainda é bem comum.
Pessoas qualificadas têm mais chances nesse atual mercado de trabalho. Porém, para se tornar uma pessoa qualificada tem que se trabalhar para obter o dinheiro para os estudos, ou seja, pessoas de classe baixa tem menos chances.
Nós, hoje vemos o mercado de trabalho como uma grande e disputada competição, onde os mais fortes sobrevivem e os mais fracos não tem chances. Aí terão estes, que partirem para trabalhos menos apreciados, que não exigem tanto estudo.
Na minha opinião, de certa forma, o mercado de trabalho de hoje favorece um pouco a classe média e alta, por razões já citadas, e, isso prejudica não apenas á essas pessoas menos favorecidas como também a toda a sociedade.
(Jeiciani Mara Rubick - Membro da equipe Sabidinhas Forever)


Nós jovens, já vamos pensando desde cedo o que vamos cursar quando completarmos o Ensino Médio. Isso só acontece por causa da pressão que é excercida sobre nós, como "os jovens são o nosso futuro". Pois bem, para um futuro melhor, devemos nos destacar, mostrar que somos bons no que fazemos, e principalmente fazermos o que gostamos de fazer.
Temos várias oportunidades de ingressarmos na universidade. Mas a questão é: Depois de tantos anos de dedicação aos estudos, vamos arranjar um emprego? E será que este emprego será na área à qual nos formamos?
Esse com certeza é o maior medo de nós jovens, por isso é que muitos de nós vamos pelo caminho de se formar em uma área a qual as chances de ser empregados são maiores, deixando de lado nossas preferências.
(Eliandra Aparecida Becker - Membro da equipe Sabidinhas Forever)


Entrevista Marcelo Francisco Becker
Departamento Pessoal - Prefeitura Municipal de Vidal Ramos

Sobre o Mercado de Trabalho: Está bom? Saturado? Está focado em qual área?
Sobre Oportunidades de Emprego: Poucas? Muitas? Exigindo qualificações?

"O Mercado de Trabalho não está saturado devido ao crescimento que nos últimos anos tem sido de forma considerável, principalmente nos setores automotivos, têxteis e na transformação de produtos em combustíveis.
Destacando individualmente o município de Vidal Ramos que encontra-se em situação privilegiadacom o Mercado de Trabalho que está amplo e aberto á novas oportunidades de emprego.
As oportunidades de emprego oferecidas pelo Mercado de Trabalho estão cada vez mais exigentes, solicitando ao trabalhador maior qualificação e profissionalismo, para poder ter também uma produtividade final de excelente qualidade.
Sabemos que o município de Vidal Ramos oferece hoje grande número de oportunidades de emprego, porém não estamos qualificados para atendermos as solicitações dos empregadores, motivo este culpado pelo excesso de trabalhadores imigrando de suas cidades para atender ás oportunidades oferecidas pelos empreendedores de Vidal Ramos.
Por outro lado, as empresas cientes de que se faz necessário a valorização da população local prefere muitas vezes investir na qualificação da mesma, efetivando parcerias com empresas com a finalidade de preparar o trabalhador para o Mercado de Trabalho".


Entrevista -Danieli Eifler
Formada em Direito e cursando Curso Superior de História

Depois de tantos anos de dedicação aos estudos, vamos arranjar um emprego? E será que este emprego será na área à qual nos formamos?

"Na área do Direito ainda não existem muitas oportunidades de empregos a não ser abrindo um negócio próprio.
Em Vidal Ramos estão surgindo várias oportunidades, mas em áreas muito específicas.
Existe a expectativa da vinda da COMARCA para Vidal Ramos, que abriria várias oportunidades.
Na maioria dos casos as empresas se responsabilizam em qualificar os funcionários de acordo com suas exigências.
Na minha opinião, muitas pessoas fazem faculdade apenas pelas oportunidades no Mercado de Trabalho e não por ter afinidade com a área".


Entrevista - Vanderléia do Nascimento da Silva
Formada em Letras e trabalha no setor de Administração da unidade SENAI de Vidal Ramos

Você acha que o mercado de trabalho beneficia alguma classe social?

Eu penso que sim. Porque o indivíduo que procura um emprego, pode ser empregado mais facilmente se tiver um "padrinho" que o ajude, ou seja, incurta o caminho, assim, nem um Baxarel faria falta no currículo.

Você acredita que o Mercado de Trabalho esteja mal organizado nas cidades, que pessoas tem que ir em busca de empregos em outras cidades?

Sim, justamente pela falta de oportunidades de emprego, e isso acontece geralmente em cidades pequenas, onde até então não se instalavam empresas para se trabalhar, mas um fator que mudou bastante foi á procura da mão-de-obra barata, assim empresas lucram mais e gastam menos.

Como você vê o Mercado de Trabalho em Vidal Ramos?

O Mercado de Trabalho em Vidal Ramos está evoluindo, trazendo muitos benefícios e resgatando pessoas que saíram de Vidal Ramos para arrumar emprego em outras cidades vizinhas.

O Mercado de Trabalho gera desigualdades sociais?

Gera, em vários sentidos como remuneração e status. É como funciona, o dominante manda, e o dominado obedece, e quem tem capacidade de crescer muitas vezes não pode pelo fato de não ter condições pois tudo gira em torno do capitalismo, um exemplo disso é quando trabalhamos exessivamente para guardar o dinheiro pra garantir um futuro muito melhor e isso é uma realidade muito comum.

Você concorda que o Mercado de Trabalho sofreu alterações a partir da Revolução Industrial?

Concordo, porque a Revolução Industrial substituiu muito o trabalho braçal, por máquinas. Para os donos das indústrias foi e é muito bom, mas para a sociedade não foi muito bom, porque passaram a exigir mais de cada um.

O Mercado de Trabalho está focado em qual área?

Na tecnologia. Porque a partir dela é que vão ser criado máquinas que facilitarão muito mais a nossa vida com comodidade e rapidez e esperamos que com segurança.

VÍDEOS:
Mercado de Trabalho - Cursos Técnicos ou Faculdade?



Mercado: Profissões de Futuro



Estéla Aparecida Becker - Graduada e Pós-Graduada em Jornalismo








13 comentários:

  1. Parabéns pelo esforço e dedicação. Espero vê-las nesse ritmo até o fim, com certeza vocês adquirão muito conhecimento durante toda essa caminhada.
    Estaremos sempre acompanhando.

  1. Ola.. com certeza o mercado de trabalho exige pessosas com capacidade de criar e de enfrentar desafios.. é esse profissional que o mercado procura.. nao aquele engessado em uma unica sabedoria que pode estar defasado a qualquer momento..
    parabéns ao grupo!@

  1. Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Bom bom!
    Gostei, conteudo bom.
    Boa Sorte

  1. Super bom mesmo o conteudo
    continuem assim!

  1. Bom!Mas bem que poderia ser diferente,todos deveriam ter oportunidades iguais,independente da condição financeira!!.

  1. parabéns muito bom

  1. Adooooro.

  1. Muito interessante terem postado vídeos...Gostei.

  1. muito legal o texto!!!!!!!!!

  1. Moçada, o blog esta muito legal...adorei os textos. E acho que hoje não se trata somente de classe social, mas de interesse, pois as oportunidades estão ai, depende do esforço de que as procura...
    Boa Sorte! Torço por vocês...

  1. Olá meninas, adorei o blog de vocês, com certeza hoje o mercado de trabalho muda constantemente e se quisermos continuar neste com sucesso precisamos estar buscando nos reciclar sempre. Hoje o diploma a formaçao é necessário para ingressar no mercado de trabalho, mas o primordial e sermos competentes e capazes de acompanhar as rápidas mudanças. Sucesso.

    Professora Lúcia Helena

  1. Parabéns gostei muito do trabalho de voces duas penso que serao capazes de avancar cada vez mais.

Postar um comentário